Na Agência, do Planejamento até a Produção.
Quando contratam uma agência de publicidade, poucas pessoas imaginam a quantidade de atividades que serão realizadas para executar o serviço contratado. Do planejamento até a produção, cada passo deve ser executado minuciosamente para que o resultado final seja o desejado. Cada detalhe é pensado e tratado.
Por exemplo, o desenvolvimento de um Site pela agência, é um trabalho que vai muito além da plataforma e da linguagem de programação, ele é antes de tudo o desenvolvimento de um canal de comunicação, alinhado à estratégia de marketing e com enfoque publicitário. O conteúdo recebe especial atenção, se pode mesmo dizer que recebe a mesma importância dada ao conteúdo de uma campanha de anúncios. Textos são criados, imagens são escolhidas e contratadas de bancos de imagem ou são obtidas por meio de produções fotográficas.
Uma produção fotográfica começa muito antes da sessão com o fotógrafo, com a definição do que necessitará ser fotografado, de como os elementos serão dispostos e da criação do material de apoio (mockup) que será utilizado. Geralmente são feitas uma ou mais rodadas de pré-produção para definir exatamente o que se quer fotografar antes de efetivamente partir para a produção final.
Produzidos os textos e imagens, escolhido o layout do site, definidas suas funcionalidades e contratado o provedor, aí entra o trabalho final de programação, que, utilizando plataformas como o WordPress e a linguagem de programação PHP, transforma este conjunto todo em páginas WEB acessíveis pela Internet.
O mesmo ocorre com outros tipos de serviços, com a particularidade de que alguns deles tem etapas de produção gráfica e veiculação, realizadas sob a supervisão da agência. Catálogos são enviados para produção em gráficas, fachadas são produzidas por empresas de comunicação visual, anúncios são veiculados em revistas, rádio e televisão.
Desta elaboração, deste cuidado com os detalhes, não escapam nem mesmo serviços mais simples, como a criação de um nome e um logotipo para uma nova marca. Um trabalho intenso de pesquisa prévia é feito para selecionar e criar nomes e logotipos que, além de serem criativos e traduzirem as características desejadas, possam ser registrados no INPI e na Junta Comercial.
Enfim, o trabalho de uma agência de publicidade é multidisciplinar, fazendo uma analogia com uma orquestra, é um conjunto enorme de instrumentos sobre regência da batuta de maestro, que no caso da agência, é a comunicação.
Produção Fotográfica para o Site e Folder da Massaguaçu Transportes e Serviços