Artigos

O que é Acessibilidade Digital

Definição de Acessibilidade.

Decreto Federal n° 5.296/2004, em seu artigo 8°, cláusula I, define a acessibilidade:

Imagem do símbolo internacional de acessibilidade
Simbolo utilizado internacionalmente para identificar recursos de acessibilidade

I – acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;

Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 30 de março de 2007, em nova York, e ratificada pelo Decreto Federal n° 6.949de 25 de agosto de 2009, estabelece em seu artigo 9 o, item 1:

“A fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver com autonomia e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes deverão tomar as medidas apropriadas para assegurar-lhes o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ou propiciados ao público, tanto na zona urbana como na rural”.

A Importância da Acessibilidade.

cartilha Acessibilidade na WEB do W3C Brasil complementa que:

Para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a acessibilidade possibilita uma vida independente e com participação plena em todos os seus aspectos; e para todas as pessoas, em diferentes contextos, pode proporcionar maior conforto, facilidade de uso, rapidez, satisfação, segurança e eficiência.

Acessibilidade Digital.

Os sites devem permitir o acesso para todas as pessoas. Mais ainda aqueles que atendem ao público em serviços essenciais como hospitais e laboratórios.

As diretrizes para a construção de um site acessível estão no documento diretrizes de acessibilidade do Consórcio da World Wide Web (WCAG 2.0).

Em essência, são técnicas de codificação e organização dos elementos do site de forma que seja possível: sua utilização com recursos reduzidos, como apenas a tecla TAB; diferentes formas de apresentação visual do conteúdo de forma que possam ser melhorados a legibilidade e o contraste; acesso com o uso de tecnologias assistivas, como programas leitores de tela.

Exemplos.

O site da Alzahra Comunicação utiliza recursos do WordPress para para tornar sua interface mais acessível, com base nas diretrizes do WCAG 2.0. Outro exemplo é o blog L´Avenir, sobre história e filosofia espírita, a estrutura de acessibilidade do site foi criada pela agência.