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O que uma Agência faz?

O que uma agência de publicidade fazNão se assuste se você não sabe a resposta, de fato, ainda é comum que empreendedores fiquem na dúvida sobre o papel de uma Agência de Publicidade no desenvolvimento dos negócios e sustentação das vendas.

Em primeiro lugar, o óbvio, a base de qualquer negócio é a comunicação entre as partes. Se o seu cliente não sabe que seu produto ou serviço existe, quais qualidades ele tem e o que o diferencia de outras opções no mercado, a venda não se efetivará. Daí o dito popular, “a propaganda é a alma do negócio”.

Propaganda e publicidade são palavras usadas como sinônimo no dia-a-dia, referindo-se a divulgação da imagem da empresa e dos seus produtos e serviços, através dos meios de comunicação disponíveis. A propaganda comunica aos potenciais clientes do anunciante – seu público-alvo – que seu produto ou serviço é uma opção a ser considerada dentre as existentes no mercado. Ela mostra os benefícios da marca, o que a diferencia de seus concorrentes e porque deve ser escolhida. Pela propaganda, se divulgam também os benefícios intangíveis que a marca traz, dos seus valores e atributos.

Mesmo quem acha que não faz propaganda, se está vendendo, alguma propaganda faz. Seja a divulgação boca-a-boca, a placa na fachada, os produtos em destaque na vitrine, a apresentação feita por um vendedor, todas são formas de comunicação de que há algo à venda e que podem interessar a quem está procurando adquirir.

Se a propaganda é a difusão de ideias, o marketing direto é o diálogo. É a comunicação direcionada de forma a provocar uma resposta imediata e mensurável do público-alvo, seja aumentando os clientes no ponto de venda, seja incentivando o contato para obter informações e abrir um relacionamento mais próximo com a empresa anunciante.

O diálogo conquista novos clientes e fideliza os existentes. O marketing direto nasceu nos Estados Unidos com catálogos para compras pelo correio e hoje dispõe de uma gama enorme de recursos em consonância com o avanço da tecnologia. Das fronteiras do oeste americano até as fronteiras digitais, o Marketing Direto sempre foi uma forma de comunicação social, usada por companhias de todos os portes e se adequa bem a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras.

Como disse acima, toda empresa faz propaganda de alguma forma, mas nem sempre está consciente disto ou planeja como fazê-la. O que diferencia a propaganda feita espontaneamente da feita com o auxílio de uma agência é o planejamento, o direcionamento da comunicação para atingir objetivos claramente definidos.

A partir do entendimento da sua necessidade, que começa por um levantamento chamado briefing, a agência vai criar desde os itens que transmitam a identidade corporativa do seu negócio – logotipo, cartão de visita, papel timbrado, envelope, folder, catálogo, site, loja virtual, perfil nas redes sociais, etc, bem como peças promocionais – banner, display, totem, wobbler, brinde, até campanhas completas. As campanhas são sustentadas por peças publicitárias de diversos tipos, como anúncios para revista, rádio, tv, cinema, mídia exterior e para os canais on-line, como Google AdWords e mídias sociais.

A propósito, faz parte do trabalho da agência decidir, com base no público-alvo da sua marca, qual a melhor maneira para que atingí-lo, através do plano de mídia.

As agências, são empresas especializadas na arte e técnica da difusão de ideias, cabe-lhes estudar, conceber e executar, da melhor forma possível, a comunicação dirigida para um determinado fim. O produto final do trabalho que realizam, são ideias transformadas em realidade, com o auxílio de outras empresas especializadas que atuam sob sua supervisão: materiais impressos são produzidos por gráficas; comerciais são produzidos em produtoras e veiculados pelo rádio e pela televisão; sites e lojas virtuais são hospedadas em provedores, e assim por diante.

Agora que sabe a resposta, não deixe de pensar nisso! Se está abrindo uma empresa ou administrando uma já existente, uma Agência pode ajudá-lo a transformar planos em realidade, colocando as informações do seu produto ou serviço à disposição de quem necessita e está procurando por ele.

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