Artigos

Os efeitos da Crise na Crise

burnout-231452_1280

Ou como a preocupação com a Crise alimenta a Crise.

Um fator muito importante no desenvolvimento e sustentação de qualquer negócio é a postura mental de seu administrador. Não é por outro motivo que o Sebrae, em seus treinamentos, enfatiza tanto o perfil do empreendedor e as características que ele precisa desenvolver para ter sucesso.

Principalmente em cenários de crise, com a economia em retração, quando o administrador precisa tomar decisões cruciais sobre onde alocar os recursos disponíveis e quais medidas devem ser tomadas, a forma como encara a situação determinará suas escolhas e – por consequência – como o negócio que conduz será afetado.

A sabedoria popular traduz esta verdade em anedotas, com muitas variantes, recentemente ouvi de um amigo uma sobre um dono de posto de gasolina que, preocupado com a crise, resolveu tempestivamente cortar custos com a iluminação noturna. Com a crise apertando cada vez mais seu negócio, medidas adicionais do mesmo tipo foram tomadas, até que o faturamento caiu tanto que o posto fechou. O dono nunca percebeu, mas, ao diminuir a iluminação noturna, passou a dar a impressão que estava fechado durante a noite e os clientes foram para outros postos.

Já a outra atitude, é a do empreendedor que diante da crise, vê as oportunidades que se apresentam ou encontra maneiras de que os pontos fortes de seu negócio prevaleçam sobre a adversidade. Exemplos não faltam, é o empresário que coloca novas linhas de produtos com maior economia de energia elétrica ou de água, o que inova no atendimento, o que coloca novos serviços que resultam em ganhos de produtividade para seus clientes, etc. Na sabedoria popular, é o vendedor de lenços quando todos choram!

A economia não anda bem, é um fato conhecido de todos que acompanham os noticiários e que vendem algum produto ou serviço no mercado, mas, daí a automaticamente acreditar no pior para o seu negócio e agir como seu fosse o fim do mundo é um passo geralmente fatal, é assim que a preocupação com a crise alimenta cada vez mais a crise.

Mesmo nos piores momentos, em uma economia do tamanho da brasileira, há muita atividade sendo desenvolvida, muitos produtos sendo consumidos e muitos serviços sendo demandados. Olhar para este cenário, com disposição de enfrentá-lo e fazer as mudanças estratégicas necessárias é uma receita muito melhor. Quem duvide que dê uma olhada na história de grandes empreendedores como o Sr. Soichiro Honda.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta